Marques Sousa & Amorim - Sociedade de Advogados

Revisão da Aposentadoria, Entenda Como é Realizada!

Revisão da Aposentadoria e os Passos para Fazê-la

Compartilhar

Índice

Existem alguns erros que podem prejudicar a concessão da aposentadoria ou concedê-la com valores menores que o esperado. Entretanto, realizando uma análise detalhada, é possível corrigir tais falhas e reverter uma condição desfavorável por meio de uma revisão da aposentadoria.

Além de erros no processo, o benefício pode ser revisado após a publicação de normas mais favoráveis que garantem o direito ao recebimento de valores maiores. Contudo, é preciso saber quando e como realizar a solicitação.

Para ajudá-lo a entender melhor sobre o assunto, preparamos este artigo com as principais informações sobre o tema. Confira e compartilhe a informação com sua rede de contatos!

O que é a revisão da aposentadoria?

Trata-se da reanálise do benefício que já foi concedido. Seu objetivo é corrigir valores recebidos pelos beneficiários da previdência que estejam insatisfeitos com o valor recebido.

Esse pedido usualmente ocorre quando o segurado acredita haver falhas nos cálculos ou quando surgem novas teses jurídicas que podem garantir um melhor benefício. 

 

 

Quem tem direito à revisão?

De modo geral, qualquer beneficiário da previdência social que esteja em desacordo com os parâmetros utilizados pelo INSS para a concessão do seu benefício, tem direito à revisão da aposentadoria.

Alguns dos casos mais comuns que abrem possibilidade para requerimento são:

  • Valores errados dos salários de contribuição;
  • Novas teses jurídicas que dão direito a algum aumento do benefício;
  • Aposentadoria do brasileiro que vive no exterior;
  • Vitória em reclamatória trabalhista;
  • Inclusão de tempo de trabalho rural;
  • Aposentadoria por invalidez;
  • Falha na computação de contribuições de atividades simultâneas ou concomitantes;
  • Pensão por morte originada por auxílio-doença;
  • Benefício limitado ao teto (para segurados do período de 05/10/1988 à 05/04/1991);
  • Erros de cálculo.

Ainda, situações como a necessidade de acompanhamento em casos de limitação física ou mental, recuperação de descontos de imposto de renda decorrente de doença grave, inclusão de auxílio-acidente no cálculo da aposentadoria, entre outras, tornam-se hipóteses para buscar a revisão.

Como as possibilidades são diversas, é importante contar com o auxílio de um profissional especializado para orientar sobre o cabimento da solicitação. Além disso, o especialista vai analisar se realmente é vantajoso para o beneficiário.

Dica: Confira nosso artigo com 13 possibilidades de revisão de aposentadoria!

Como requerer a revisão da aposentadoria?

Os segurados que desejam a revisão da aposentadoria, podem solicitá-la pelo portal MEU INSS.  Basta acessar o site e selecionar o item “Agendamentos / Solicitações” no painel inicial do portal.

Aparecerá uma nova tela para iniciar um “Novo Requerimento” em que será mostrada uma lista com os serviços disponíveis, entre eles o “Recurso e Revisão”. Ao clicar em “Revisão” será preciso atualizar as informações cadastrais.

Nesse ponto é preciso ter bastante atenção, pois pequenos erros ortográficos podem atrapalhar o êxito do procedimento. Não se esqueça de informar um número de telefone celular válido e um e-mail, pois esses são os meios que o INSS utiliza para informar sobre o andamento dos processos.

Antes de dar entrada no pedido de revisão da aposentadoria é preciso verificar se há algum erro no benefício que justifique tal ação.

Em razão disso, a carta de concessão e a memória de cálculo da aposentadoria devem ser analisados. Lá estarão todas as informações que o INSS considerou na hora de deferir a concessão do benefício, em especial os valores utilizados para o cálculo.

É importante mencionar que existe um prazo de até 10 anos para entrar com pedido de revisão do benefício, sendo que os 5 primeiros podem ser pagos retroativamente. 

Gostou do nosso conteúdo? Para ficar por dentro de mais assuntos como este, não deixe de nos seguir nas redes sociais. Estamos no Instagram, no Facebook, no YouTube e no LinkedIn!

Dica de leitura: Você sabe como funciona a aposentadoria para o profissional de saúde?

Receba conteúdos sobre nossas especialidades em seu e-mail.

Cadastre seu e-mail

Antes de entrar em contato nos informe seus dados abaixo:

🔴 ALERTA DE GOLPE 🔴

Inúmeros clientes de escritórios de advocacia em geral estão sofrendo tentativas de golpes desde 2022 por telefone e WhatsApp.

Os dados de processos, no Brasil, são públicos. Isso facilita as ações de golpistas.

Por isso, se você receber qualquer contato em nome do escritório ou dos Drs. Gutemberg Amorim e Yunes Marques e Sousa solicitando envio de valores via Pix, desconfie!

Esse não é um procedimento do escritório.

Dúvidas, ligar para (62) 3091-7443.