Com o planejamento previdenciário, é possível obter uma preparação pré-aposentadoria. Ele garante ao segurado do INSS (trabalhador, contribuinte individual ou empresário) que se aposente de maneira mais ágil, recebendo o benefício da melhor forma possível.
Confira o artigo e entenda como o serviço funciona!
Por que fazer o planejamento previdenciário
Iniciar um pedido de aposentadoria no Brasil é no mínimo complexo e isso não é novidade para ninguém. No entanto, o que muitas pessoas não sabem, é que não precisa ser assim.
A proposta do planejamento é facilidade.
O serviço visa reduzir o risco de negativa do INSS, visto que auxilia na organização de documentos e informações do solicitante. Isso previne eventuais problemas por ausência de documentos.
Abaixo, você conhece o passo a passo do planejamento previdenciário.
1 – Solicitação de documentos
Ao fazer contato com o advogado, o cliente recebe um checklist com a relação de documentos necessários, como: Carteira de Trabalho, CNIS (Extrato Previdenciário) e comprovante de endereço.
Contudo, posteriormente pode haver solicitação de outros documentos, a depender do histórico profissional da pessoa, como por exemplo: certidão de tempo militar se houve alguma prestação de serviço militar.
2- Análise da documentação e da vida trabalhista
Inicia-se um estudo das contribuições feitas por meio dos documentos solicitados e das informações que estão no sistema da Previdência.
É nesta etapa que o advogado levanta possíveis desconformidades entre contribuições registradas no INSS e demais trabalhos do segurado que não constam na Previdência, entre outros elementos.
Confira aqui a lista de documentos que comprovam vinculo empregatício.
3- Entrega do planejamento previdenciário
Por fim, temos um parecer que será entregue ao segurado (podendo ser em documento físico ou digital).
Nele, constará o cálculo detalhado do tempo de contribuição e da RMI (Renda Mensal Inicial), a previsão de data para todas as possibilidades de aposentadorias disponíveis ao caso e orientações especializadas para regularização de pendências junto ao INSS.
O planejamento previdenciário indicou a necessidade de mais documentos?
Pode ser que a apresentação de algum outro comprovante de atividade laboral seja essencial, ou até mesmo uma averbação de tempo (solicitação de inclusão de tempo trabalhado e não computado pelo INSS).
Nesse sentido, com o intuito de melhorar a aposentadoria do segurado, o advogado se mantém à disposição para demais consultorias. É certo que em quase 90% dos casos de solicitação de aposentadoria, há documentos faltantes por parte do segurado.
Em suma, o planejamento previdenciário atua justamente para antecipar essa demanda e evitar o indeferimento do pedido.
2 thoughts on “Planejamento Previdenciário: Passo a passo”